segunda-feira, 5 de julho de 2010

VELHOS TEMPOS


Últimamente vale buscar algo que nos remetem ao passado, e encontramos uma fotografia da década de 20. Relatos em buscas de dados relacionados com a fotografia mencionam sobre a tradição de realizar piqueniques na cascata do arroio Itaquarinchim ou Taquarinchim (Como afirma seu Léo Fett) por políticos, convidados especiais e amigos. Podemos observar o Intendente Bráulio Oliveira vestido de branco ao centro, sendo ele o anfitrião do momento. As famílias convidadas realizavam momentos de lazer através de produções literárias, recitais poéticos e brincadeiras diversas.
Nos encontros realizados também eram tratados assuntos sobre a política municipal, estadual, nacional e bem como a mundial ( possíveis). Podemos no imaginário popular deduzir sobre as decisões que eram tomadas entre sombra e água frescas, apesar que nenhum dos homens estão vestidos adequadamente para o banho na cascata. Estavam comemorando algo, pois podemos observar homens assegurando garrafas. Este momento foi registrado onde hoje se encontra o moinho do Funguetto.
Poucos dados podemos registrar e transcrever pois a história está cheia de lacunas. Necessitamos de contadores, de pessoas folclóricas e mais fotos que registram a história do município. Você, caro leitor poderá participar enviando fotos de familiares, amigos e conhecidos com um breve relato para o e- mail: eunisiaineskilian@hotmail.com. Vamos criar uma rede de informações históricas sobre o município e região das missões. Agradecemos a colaboração dos participantes e créditos serão mencionados. Pois, tempos modernos podem nos remeter ao passado e a história não deve acabar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário