quarta-feira, 24 de março de 2010

Arquivo Histórico Municipal Augusto César Pereira dos Santos completa 17 anos

Documentos do Acervo.

O Arquivo Histórico Augusto César Pereira dos Santos, foi criado pelo decreto nº 2.202 de 23/03/1993 e decretado como patrimônio histórico e cultural do município pela lei nº 2.792 de 04/11/2004, levando-se em conta a importância do seu acervo documental para a história político-administrativa de Santo Ângelo e região. O acervo do arquivo é de grande relevância para a pesquisa e o desenvolvimento cultural e intelectual não apenas para Santo Ângelo, mas para os demais municípios da região que no passado fizeram parte de nossa cidade do ponto de vista espacial e administrativo. Representa assim um patrimônio documental para toda a região noroeste do Rio Grande do Sul. Segue abaixo a relação de alguns dos docuemntos que fazem parte do acervo:

Hemeroteca:

O Arquivo Histórico Augusto César Pereira dos Santos possui em seu acervo várias coleções de jornais, tais como “A Semana”, fundado em 1919; jornal “O Missioneiro”, fundado em 1925; jornal “O Minuano” e jornal “O Debate” entre outros. Além das coleções completas dos jornais em circulação como A Tribuna Regional, Jornal das Missões e O Mensageiro.

Documentos:

Na seção documental, encontram-se materiais de relevante importância para a história do município e região, como é o caso do livro O Rio Grande do Sul, de autoria de Alfredo R. da costa, datado de 1922 que se constitui num dos livros mais utilizados para pesquisas e abrange um período da história as Santo Ângelo no qual os limites do município em questão eram a República da Argentina, ao norte; os municípios de Palmeira e Ijuí ao leste; Julho de Castilhos e Santiago do Boqueirão ao sul e São Luis das Missões a oeste. Há igualmente o “Álbum Ilustrado do Partido Republicano Castilhista, de 1934” – material este que se destaca por sua raridade e conteúdo histórico. Além destes materiais, encontram-se na seção documental do Arquivo Histórico, materiais como:

Livro de Marcas e Sinais – 1892/1896;
Livro de Lançamento de Impostos de registros e marcas de Santo Ângelo – 1889/ 1891;
Livros de Receitas sobre Indústria e Profissão – 1881 a 1882
Folhas de pagamento da Intendência – 1929;
Livros de Impostos – 1889;
Livros de recenseamento de 1926 do 1º, 2º, 3º, 4º e 5° distritos.
E outros documentos de importância histórica e que datam de 1873 até 1984.

Biblioteca:

O acervo da biblioteca encontra-se dividido em seções de livros de História Geral, História do Brasil, História Regional e História do Município e região. Há obras de expressiva importância cultural cujas edições já se encontram esgotadas, como é o caso do título “Inocência”, de Visconde de Taunay, datado de 1900; “Os trinta Povos Guarani”, de Arnaldo Bruxel, de 1940; “Generalidades das Missões Jesuíticas”, de Bazilisso Leite, “Cronologia da História Rio-Grandense”, de 1916, obras em língua alemã que pertenceram a Valentin Von Adamovich entre outros. Além de obras recentes sobre a história local e regional.

Fototeca:

Na seção de fotografias, podem ser encontradas imagens de diversas épocas, como por exemplo, fotos das décadas de 1920, 1930 e anos posteriores. As temáticas são variadas: imagens da Catedral Angelopolitana, das Ruínas de São Miguel, das praças, dos prédios de maior vulto, da Estação Férrea e Memorial Coluna Prestes, de famílias tradicionais do município de Santo Ângelo, do Hospital Gatz, hoje demolido; registros fotográficos da ocasião em que nevou em Santo Ângelo no ano de 1965 entre tantas outras imagens.
Há também um acervo particular do Se.º Bruno Sshmidt com mais de 2.000 fotografias que foram doadas ao Arquivo Histórico e que estão aguardando classificação.

Mapoteca:

Nesta seção podem ser encontrados mapas de diferentes épocas e até de séculos anteriores de alguns países, como por exemplo um mapa da África editado em Paris; do Brasil; dos Estados; dos municípios da região; do município, bem como mapas hidrográficos de Santo Ângelo, São João Batista e São Miguel. Além dos mapas de divisões das linhas, que demarcavam a distribuição de terras aos imigrantes alemães na região.
As plantas também estão inseridas nessa seção e se dividem em: plantas dos países, como o “Plano del território de Missiones” (Posadas, 1936); Estados; cidades (Cidade de Passo Fundo, 1922); Municípios (Planta da vila de Santo Ângelo, 1897) e plantas dos distritos.
O Arquivo Histórico funciona junto à Secretaria Municipal de Cultura, no Centro Municipal de Cultura na Rua Três de Outubro, nº 800. E está aberto a todos os pesquisadores, professores, alunos e comunidade em geral. Visitas com trabalho de educação patrimonial e explanação sobre a História do Municipio podem ser agendadas pelo telefone: 55 3313 6321.

4 comentários:

  1. Bom trabalho, meu caro! Que bom que um cara do teu valor tá cuidando pra gente não cair na amnésia que tanto mal faz à identidade de um povo...

    ResponderExcluir
  2. Valeu Bier! As vezes tudo conspira a favor da "amnésia"...mas a gente continua na luta! Obrigado pelo apoio!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Darlan! Fantástico!
    Santo Ângelo merece o pesquisador que és!

    abraço

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Zélce!
    Mas o mérito do acervo do arquivo são de todos aqueles pesquisadores que por aqui passaram...é um privilégio ter um acervo tão rico em nossa cidade para pesquisa!

    ResponderExcluir