segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Da Casa Franke

Esse espaço virtual traz muitas surpresas. Nos últimos dias de 2009, o conhecido chargista santoangelense Augusto Bier comentou a postagem que fiz sobre a "Casa Franke", que se localizava no prédio da esquina da rua Marechal Floriano com a 25 de Julho. Bier não só comentou como me enviou imagens e informações sobre essa importante casa comercial que pertenceu ao seu avô Augusto Franke. As informações repassadas dizem não só da Casa Franke, como do chalé onde residiu Luis Carlos Prestes, da casa residencial do Sr. Franke e imagens antigas da igreja de São Miguel, merecendo postagnes em separado sobre cada assunto.
Segue abaixo algumas fotos e texto explicativo que Bier nos enviou sobre a Casa Franke. Ao amigo Bier agradeço a colaboração e pelas preciosas informações e imagens que contribuem muito para o resgate histórico de nossa cidade.


"É da visão da loja. O imóvel comprado em 1924 era composto apenas pela parte antiga da esquina, identificada pelos frontões diante do telhado. A porta da esquina e três janelas deram início ao comércio. A outra, mais à esquerda, e uma janela, davam pro escritório. Veja a bomba de gasolina na calçada. Até hoje o tanque está lá, enterrado, provocando afundamentos na calçada.
Da metade do prédio pra esquerda ficavam os depósitos recém erguidos, sendo o último de sal. Vivia com a parede esfarelando. A loja ia até a divisa com a casa dos Lucca, que eu indiquei na foto tirada dos fundos da casa. Pois foi na porta do meio da parte nova que, em 1967, meu pai, o Mr. Bier, fundou a primeira escola de inglês de Santo Ângelo. A sala ficava vizinha do
escritório da loja e tinha sido herdada por uma das filhas do Franke, falecido em 1964. Como
havia comércio na parte da minha mãe, na 25 de julho, meu pai alugou da herdeira que vivia em Poa.
Imagina um quadrado dentro da quadra. A Casa Franke ia, na Marechal, do limite com a casa dos Lucca, e dobrava na 25 de julho até onde tá a Casa/Galeria Jota hoje. Na extremidade da Marechal ficava um portão onde entravam veiculos de carga de toda a região. Condutores almoçavam no pátio mesmo. Muitas vezes minha avó, Paula Franke, era a cozinheira".



"É festa de fim de ano com os funcionários da Casa Franke. Década de 1930. Meu avô Augusto é o cara de gravata e suspensórios sentado atrás do barril. Ao lado, Arvino Franke, irmão e sócio que mais tarde daria um desfalque mortal na firma".


Casa Franke em 1928.

3 comentários:

  1. Bonito o teu trabalho, Darlan. E obrigado pelo espaço. Creio que, na medida em que esta janela for sendo divulgada, mais gente irá contribuir. Tenho mais pra te mostrar.
    Parabéns e aquele abraço, o primeiro de 2010.

    ResponderExcluir
  2. Valeu caro amigo! Eu é que agradeço pela contribuição... Toda a informação que vc dispuser será de grande valia!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. sensacional,Darlan parabéns pelo trabalho.

    esta explícito este entusiasmo que tu tens pela
    história de Santo Ângelo.

    a contribuição do Bier maravilhosa,rica.

    ResponderExcluir