terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Automóveis

Da série do Sr. Augusto Franke, segue as fotografias envidas pelo neto Augusto Bier. Nesse post procuram-se resgatar os automóveis que pertenceram ao Sr. Franke. As fotografias dos carros permitem visualizar as inovações tecnológicas e os avanços nas linhas e design desse importante meio de transporte. O Sr. Elemar de la Rue, sobrinho do Sr. Franke deixou registrado o seguinte:
"Gostos e hábitos particulares do tio Augusto: ele gostava de possuir e andar em automóvel 'bom' e novo, bem equipado. Consta com o primeiro, para mim, um Ford modelo T Sedan, coisa rara naquele tempo. Era um luxo, mas foi levado pela Coluna Prestes mediante termo de requisição. Seguiram-se vários Rugbys de 4 cilindros, depois um Rugby de 6 cilindros. Depois um Buick Marquete 6 cilindros, carro exepcionalmente bom esse. Em 1937, um Opel Olympia, importado da GM alemã. Depois um chevrolet 1939 e, por último, um Chevrolet 1942 'saia e blusa'" .
Segundo Bier, existiu ainda um automóvel anterior ao modelo dito pelo Sr. de La Rue conforme a primeira foto abaixo. Seguem adiante as fotos de três dos automóveis citados.

A.Franke e amigos 1920 – seu primeiro carro.


Augusto Franke e Ford T Sedan. Carro requisitado quando do levante da Coluna Prestes.


A.Franke – Opel Olympia (GM) - 1937


A. Franke. Chevrolet 1942

2 comentários:

  1. Que maravilha, hein!?

    Deve ser transcedental essa paixão por carros (eu, no caso, os antigos).

    Besos

    ResponderExcluir