quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O Prédio da Câmara de Vereadores - antigo Fórum de Santo Ângelo

Construção do Prédio do Fórum, atual Câmara de Vereadores em 1940. Ao fundo pode-se ver a Prefeitura à direita e a Catedral à esquerda, ainda sem as torres.


O Prédio na década de 1940. Imagem da Antunes Riabas sentido Norte-Sul.


Conforme ato nº 37 de 27 de agosto de 1928, o intendente Carlos Kruel desapropria o prédio da Loja Maçônica “Venâncio Aires” junto a Antunes Ribas, para o andamento da construção do atual prédio da prefeitura. Pelas proporções descritas, o prédio da loja ocupava o espaço que hoje dá lugar à Prefeitura e também a Câmara de Vereadores na rua Antunes Ribas.
A comarca de Santo Ângelo data de 1875, funcionou primeiramente junto ao antigo prédio da intendência e após, no atual prédio da prefeitura municipal até inicio da década de 40. Posteriormente foi construído o prédio que hoje é sede do Poder Legislativo Municipal em 1940, e que foi sede da comarca até 1990. Em 1990, com inauguração de um novo prédio para sede do fórum, o espaço passou a sediar órgãos do Poder Executivo Municipal, sendo que no ano 2000, passou a sediar a Câmara de Vereadores do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário