segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O Clube Gaúcho

O Clube na década de 20


O Clube Gaúcho, fundado em 02 de fevereiro de 1902, perdura até os dias atuais como um dos exemplares da vida social de Santo Ângelo. O terreno em que se encontra construído era a casa do Sr. Bento Rolim de Moura, quando da ocupação do espaço pelos primeiros moradores após o período reducional no século XIX. Naquele local foi sediada a primeira Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.
Na foto acima, podemos vislumbrar detalhes do prédio do “Club Gaúcho”, construído em 1920, conforme a data que se encontra na fachada. Do lado esquerdo é possível observar o sobrado do Sr. Cortes que resiste ao tempo até os dias atuais (Saul Lanches).
Com sua imponente arquitetura, os clubes sociais representavam na época espaços de encontro da sociedade urbana e abastada, ponto de reuniões dos políticos, industriários, agropecuaristas, damas da sociedade, local para serões, grandes bailes, shows musicais.
Conforme José Olavo Machado o clube “nasceu com a denominação pomposa de Sociedade Literária, mudada em seguida para Clube Gaúcho, por sugestão do dr. Augusto Leonardo Salgado Guarita, juiz da comarca de então e que, depois, por anos consecutivos, foi seu dedicado presidente”.
O prédio da foto foi demolido na década de 60 para dar lugar ao moderno prédio do Palácio Metálico.

Fonte: MACHADO, José Olavo. História de Santo Ângelo: das Missões aos nossos dias.

Um comentário:

  1. Creio que esta foi uma das mais lastimaveis perdas do nosso patrimonio arquitetonico.

    Infelizmente na epoca nao se pensava em preservar o passado, senao poderia ter sido feito o que hoje eh tendencia, demolir o interior e preservar a fachada original, modernizando o espaco valorizando o passado.

    Excelente Post!

    []`s

    Fernando S.

    ResponderExcluir