terça-feira, 6 de outubro de 2009

Aspectos da Vila de Santo Ângelo na década de 20

Rua Marquês do Herval, em frente a Praça Pinheiro Machado, no inicio da década de 1920. Imóveis: Casa de Ernesto Kruel, Teatro Municipal, Casa do Major Eurico de moraes, casa de Afonso Correia Taborda. Vê-se também um lampião público e um poste do telégrafo.


No Arquivo Histórico Municipal Augusto César Pereira dos Santos, entre os importantes documentos que registram a história da nossa cidade, encontra-se um exemplar da obra “O Rio Grande do Sul (completo estudo sobre o estado)” organizada por Alfredo R. da Costa em 1922. A obra traz um levantamento histórico, demográfico, fotográfico, social, econômico e cultural dos municípios gaúchos daquele período. Com riqueza de detalhes, impresso em papel colchê e fotografias de qualidade , algo admirável para o período, o livro é uma importante fonte de pesquisa. No volume II nas páginas 253 à 260, estão os registros sobre “O Município de Santo Ângelo”. Transcrevo abaixo, respeitando a grafia da época, um trecho do texto que descreve o aspecto da Sede Municipal no início dos anos 20:

“ Ao centro da Villa fica a praça denominada Pinheiro Machado de fórma quadrada e medindo 130m2. Ahí se acham edificados ao melhores predios, taes como a Igreja Matriz, construcção jesuítica; Intendencia Municipal edificada sobre os auspicios de Venacio Ayres; theatro municipal; agencias dos bancos do Comercio e Pelotense; o Club “Gaúcho”, fundado pelo Dr. Augusto Leonardo Salgado Guarita, em 1900; collectoria federal; casas commerciaes, etc. No sentido norte-sul, correm as ruas: 15 de Novembro, Marquez do Herval, Antunes Ribas; no sentido transversal: Bento Gonçalves, Antônio Manoel e 7 de Setembro. Existem, ainda, outras ruas menos povoadas e as praças Coronel Braulio e Tiradentes. As ruas são todas largas e rectas; as principaes são macadamisadas e têm calçadas (passeios). A parte sul da vila acha-se situada em um outro alto, havendo entre ambas uma baixada que as divide; essa parte é um novo bairro, onde está se formando uma outra villa, e é ahí que se acha a praça Tiradentes. Promette esse bairro ser muito commercial, devido à estrada de ferro, pois que alli se acha construída a estação. A illuminação electrica ainda que deficiente, presta a Santo Angeloum importante serviço e dá agradavel aspecto á Villa; a empreza é particular e pertence ao sr. Ernesto Drögmüler, de que o motor é destinado a uma carpintaria a vapor, de sua propriedade. Os edifícios, em grande maioria são de estylo antigo, poucos ha de feitio moderno. A’ rua Márquez do Herval ha um Cinematographo pertencente ao sr. Alfredo Beck. Possúe 14 ruas, 5 avenidas e 5 praças. O numero de predios attinge a 274, e a população urbana é de 1.300 habitantes.”

2 comentários:

  1. Excelente trabalho.

    Se possivel gostaria de ver mais fotos da cidade `antiga`` (altos da catedral) antes da decada de 40.

    E sobre predios desaparecidos que realmente foram perdas (por ex. o antigo Clube Gaucho)

    Continue com este trabalho, nas minhas ferias quero fazer uma visita ao Acervo.

    []`S

    Fernando

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Fernando! Posterei em breve algumas fotos da Catedral e do clube Gaúcho. E esperamos sua visita, tanto no blog como pessoalmente no arquivo!
    Valeu!

    ResponderExcluir