segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A Reocupação do Antigo Povoado

Em janeiro de 1857, é criada por Lei uma freguesia no então distrito de Santo Ângelo, que pertencia ao município de Cruz Alta, sem que houvesse sequer uma capela ou expressivo número de moradores no local. Mas a real intenção era criar um novo núcleo administrativo independente, com separação de eleitores.
Hemetério da Silveira, que esteve no local da antiga redução em 1859, relata que “o mato que crescera mal permitia avistar de longe, por entre as frondas das árvores, a parte superior do frontispício do antigo templo”.
A ocupação do espaço da antiga redução ocorreu nesse mesmo ano de 1959 quando os Srs. Antônio Manoel de Oliveira e o Dr. Antônio Gomes Pinheiro Machado, vereador em Cruz Alta, começaram a ocupação do local para sede da paróquia da nova freguesia. Juntamente com outros proprietários de terra da região desmataram o local, expondo os remanescentes dos antigos edifícios da redução. Aproveitando as estruturas dessas construções, passaram a erguer no entorno da antiga praça uma nova povoação.
Na foto acima podemos observar um grupo de pessoas nas ruínas de uma casa das reduções nos primeiros anos do século XX. Presume-se que seja da redução de Santo Ângelo, porém não há informações seguras a esse respeito.
Conforme Hemetério da Silveira em sua última visita à Vila de Santo Ângelo, em 1886, uma das antigas casas de indígenas era aproveitada por uma família pobre, as outras três das quatro que ele havia registrado em 1860, já haviam sido transformadas em casas novas.

Fonte: YUNES, Gilberto Sarkis. Santo Ângelo 1897: Povoação Inicial e Reconstituição do Traçado da Vila. 1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário