sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O Prédio da Prefeitura Municipal

Foto da Rua Antunes Ribas possivelmente no inicio da déc. de 1920. Em primeiro plano o prédio da loja Maçônica "Venâncio Aires". Ao fundo a Igreja anterior à catedral e ao lado o prédio da Intendência.

Prédio da Prefeitura Municipal na década de 1930.


O prédio encontra-se no centro histórico do município, no sitio arqueológico da redução de Santo Ângelo Custódio.
O prédio da intendência datado de 1880 e que abrigava também o fórum, o quartel e a cadeia da antiga Vila de Santo Ângelo não correspondia mais, na década de 1920, às necessidades da comunidade local, era preciso um prédio mais amplo e confortável.
O inicio da obra de construção do prédio atual aconteceu durante o governo do então intendente Carlos Kruel (1924/1928), quando em 1927, foi firmado contrato com o arquiteto através de concorrência pública, Sr. Santiago Borba de Cachoeira/RS.
Conforme ato nº 37 de 27 de agosto de 1928, o intendente Carlos Kruel, desapropria o prédio da Loja Maçônica “Venâncio Aires” junto a Antunes Ribas, para o andamento da construção do atual prédio da prefeitura. Pelas proporções descritas, o prédio da loja ocupava o espaço que hoje dá lugar à Prefeitura e também à Câmara de Vereadores.
A obra de construção foi terminada em 1928 na gestão do intendente Sr. Ulysses Rodrigues e abrigava na época além do Fórum, todas as demais repartições federais e estaduais, sendo sede do Poder Executivo Municipal até os dias atuais.
O prédio foi inaugurado em 27 de maio de 1929 e foi tombado por lei municipal de 12 de abril de 1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário