segunda-feira, 17 de agosto de 2009

67 anos da Biblioteca Pública Municipal

Biblioteca Pública Municipal hoje.

Auditório da Biblioteca Pública quando funcionava junto à Acisa, apresentação da peça "Pluft o Fantasminha"

Seção Infantil da Biblioteca Pública na década de 60.



A Biblioteca Pública Municipal foi criada conforme decreto-lei nº 19 de 17 de agosto de 1942, sendo aberta à comunidade somente no dia 22 de março de 1943.
O trabalho j atendimento teve inicio em uma sala junto a Prefeitura Municipal, posteriormente em sala alugada junto ao prédio da Associação Comercial de Santo Ângelo. Em 1959, ainda junto a ACISA a Biblioteca ganhou um auditório, que era utilizado para apresentações artísticas de grupos da comunidade.
Junto ao Arquivo Histórico, existe um exemplar da primeira edição de uma revista intitulada “O Pica-pau”, editada pela seção infantil da Biblioteca Pública Municipal, datada de março de 1948, com tiragem mensal (não há registro de outras tiragens, possivelmente tenha sido única edição). A revista mimeografada fazia indicações de leitura, curiosidades, seção chamada “Nossa música”, com o histórico do Hino Brasileiro, leituras infantis, charadinhas, entre outros assuntos.
Totalizando 7 páginas de ofício datilografadas a revista trazia em sua contra-capa o levantamento do movimento da biblioteca de setembro de 1947 à fevereiro de 1948. Com uma média mensal de 851 obras consultadas na sede ou retiradas para leitura a domicilio.
Uma das curiosidades da revista é o seguinte anúncio: “Na próxima semana haverá sessão de cinema nesta biblioteca, com exibição de diversos filmes educativos e vários desenhos gozadissimos. Não percam mais essa oportunidade. Entrada gratuita.”
A Biblioteca Pública recebeu posteriormente o nome de BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO – POLICARPO GAY, em homenagem ao prefeito da época de sua criação. Em 03 de dezembro de 1992 ganhou espaço próprio junto ao Centro Municipal de Cultura.
Completando hoje 67 anos de existência a Biblioteca Pública Municipal encontra-se em processo de informatização e conta com um acervo de 40.000 obras atendendo uma média de 2.300 à 2.500 pessoas ao mês.
Localizada junto ao Centro Municipal de Cultura na Rua Três de Outubro, 800 a biblioteca está aberta ao público de segunda à sexta-feira das 8h 30 min às 12 h e das 13h30min às 19h e nos sábados das 8h30 min às 11h 30min.

Fontes: Biblioteca Pública Municipal , através da coordenadora Teresinha Angst e Arquivo Histórico Municipal.


Um comentário: