segunda-feira, 24 de agosto de 2009

24 de agosto: dia do artista

Imagem aérea do Antigo Cine Teatro Municipal.

Apresentação de Balé no Teatro Municipal na década de 50.

Arte, no Aurélio: “Capacidade que tem o homem de, dominando uma matéria, por em prática uma idéia. As artes plásticas. Os preceitos necessários à execução de qualquer arte. Habilidade, engenho. Profissão.” Artista: “Quem se dedica às belas-artes; artesão. Quem revela sentimento artístico. Ator. Operário”.
Operário. Não há palavra melhor para definir o artista. Mas diferente dos operários das industrias, o artista é o operário da criação, da expressão, da união corpo-palavra-alma, não necessariamente nessa ordem...
Já imaginou um mundo sem música, sem cor, sem imaginação??? Corpos estáticos, expressões rígidas, palavras formais, imagens estáticas... Não dá nem pra pensar não é?
Pois é, mas como pode algo tão necessário quanto o operário-artista ser muitas vezes tão pouco valorizado? E não falo de artista de tv, de cinema, de grandes bandas ultra-mega-super famosas...Falo daquele artista que faz da luta pelo reconhecimento, e pelo respeito daquilo que produz, a sua vida. E não precisa ser “superstar”, nem “star” daquilo só...Falo também dos artistas de intervalo, aqueles que escrevem ao meio dia, entre os apitos da fábrica... ou então que compõem de tardinha no ônibus indo pra faculdade...ou que ensaiam no fim de semana quando conseguem escapar dos compromissos com a família...Esses são artistas tanto quanto, ou mais, que os “stars”....operários mesmo...operários de sensibilidades e sonhos...
Tenho um amigo que sempre diz que artista é o único profissional que não pode fazer greve. O único que sai prejudicado é ele mesmo. Ele é o operário que para protestar trabalha. E trabalha mais e não desiste. Não se entregar é sua maior bandeira de guerra.
Todo mundo tem sua forma de arte, seja ela rabiscar figuras na última página do caderno, durante aquela aula chata, seja escrever poemas que rimam amor e dor , quando aquela pessoa passa perto, seja até cantar no chuveiro. Aí é que me pergunto como as pessoas podem não perceber a importância daqueles que dedicam suas vidas ou parte delas pra isso.
O artista não é menor, nem menos importante que os senhores advogados, médicos e políticos que adoram colocar o DR na frente do nome. Ele não é menos importante porque ele é essencial! Desculpem minha falta de modéstia, mas a renego nesse momento. E depois sou artista...se não gostasse de aparecer trocava o palco pelo mato.
Não, eu não esqueci que esse espaço é pra falar de Santo Ângelo e sua história. Mas é que me dei um pouco ao direto de burlar o protocolo...acho que me empolguei e o fiz em primeira pessoa, algo inconcebível ao meio acadêmico, mas também que se exploda a academia. Antes de tudo sou artista e precisava falar disso.
No que tange a Santo Ângelo, sua história e seu patrimônio, a valorização da arte e tudo mais, deixo um registro. Triste, mas sempre presente, e que não pode ser esquecido: as fotos do antigo Cine Teatro Municipal, que se localizava na esquina das ruas Marquês do Herval e 25 de Julho, e que foi demolido na década de 80. Possivelmente demolido por ordem de Drs. que tem belíssimos quadros adornando as paredes de suas salas e que apreciam boas músicas. E o pior é que certamente algum dia esses mesmos Drs. devem ter até cantado no chuveiro!!!
Eita! Palmas aos artistas e à hipocrisia... acredito que um dia um estudo histórico e antropológico profundo da sociedade santo-angelense me ajude a dissecar e compreender tudo isso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário